terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ano Novo Chinês - CAVALO

E a minha planta floriu… nesta época que antecede o final do ano no calendário chinês, é tradição comprar muitas flores para enfeitar a casa. Eu experimentei pela primeira vez comprar uma “cebolinha” que finalmente deu a bela flor: narcisos, que é usada aqui na China para afastar as influências perniciosas e a flor de pessegueiro, que também enfeitam e são muito usadas nesta época, segundo a tradição chinesa, é o símbolo da imortalidade.
As flores que desabrocham nas nossas casas, significa o renascimento e os frutos simbolizam o início do ciclo. O povo chinês acredita que determinadas frutas e flores trazem a boa sorte e a boa fortuna no ano que chega, é por isso que muitas pessoas compram também uma pequena árvore com tangerinas que colocam à porta de casa. Assim, quem tocar nos seus ramos quando entram em casa, trará sorte e prosperidade a quem nela toca e sorte aos donos da casa.
Também já comprei algumas flores para decorar a sala e a minha pequena varanda e os oito tipos de frutas cristalizadas, para oferecer a alguns amigos ou colegas que me visitem por estes dias.
Nunca me canso de admirar e partilhar as tradições chinesas e, tal com qualquer família que vive aqui em Hong Kong, tenho andado a limpar e arrumar a minha casa de forma mais profunda, ou seja, esta limpeza anual da casa é chamada de “varrer o jardim” e cada canto da casa deve ser varrido muito bem (ou aspirado) e assim fica tudo limpo e arranjado para receber condignamente o novo ano.
Claro que não podem faltar os papeis vermelhos com caracteres de boa sorte e colocar na parede e na porta de entrada…
E pronto, com a casa limpa e decorada, é só abrir a janela para à meia noite deixar o ano velho sair e entrar...
… o ano do Cavalo, que é um dos animais favoritos do povo chinês, porque para além de ter a simbologia de levar as pessoas onde elas querem estar, não só no sentido de transporte, como também na carreira, o sucesso. São competidores e simbolizam liberdade, paixão e liderança.
Pois para todos que aqui passarem, desejos sinceros de um fantástico
KUNG HEI FAT CHOI!

2 comentários: