domingo, 15 de abril de 2012

Os Sabotadores da Saúde


 Há alimentos que perpetuam a nossa juventude e outros, que a sabotam e estimulam a um envelhecimento precoce e a processos inflamatórios.
Há alguns "culpados" na nossa alimentação, que nos levam a contrair doenças de diversos tipos, que podem ser evitadas se tivermos conhecimento delas e algum cuidado a evitar ou diminuir o seu consumo.

Culpado 1: Açúcar
 Não só nos bolos, mas em tudo que seja refinado, como o pão branco. É preferível a versão integral de todos os cereais, do pão, da massa e do arroz.
Os alimentos refinados e cheios de açúcar, não têm praticamente fibra e são muito calóricos.
Atenção aos açúcares escondidos: frutose, glicose, maltose, dextrose, xarope de milho ou de glucose, melaço, açúcar invertido. Refrigerantes são também de evitar.
Isto não quer dizer que não precisemos de açúcar, mas satisfazemos as nossas necessidades comendo fruta.

Culpado 2: Gorduras saturadas

É preciso evitar aqueles alimentos que nós adoramos, mas que são ricos em gorduras saturadas, e que vêm da carne vermelha e dos óleos.
Porém,  não podemos esquecer que hoje em dia os encontramos em muitos alimentos comerciais, tais como aqueles cozinhados comercializados, cujos alimentos são processados de forma industrializada, contém em todos eles, gorduras saturadas.
As que são provenientes da carne vermelha, são altamente inflamatórias e promovem o aparecimento de doenças.
As de origem biológica, são um pouco melhores, mas continuam a ser alimentos ricos em gordura saturada, assim como os leites e queijos. Devíamos ingeri-los numa forma mais light, porque eliminamos uma parte da gordura, mas não a proteína que nos faz falta.
Deveríamos comer carne vermelha apenas uma vez por semana e acreditem que é a melhor solução para evitar males maiores. Temos outras fontes de proteína, como o peru, o frango, o porco e o pato.
Os ovos têm uma elevada quantidade de colesterol, mas sabe-se hoje, que esse colesterol não é biologicamente absorvido e não é tão prejudicial, como se julgava.
Evite ao máximo as carnes processadas - salsichas, alguns fiambres, os atrevidos cachorros quentes... -, não só porque contêm gorduras saturadas, mas pelos elevados níveis de nitrato de sódio e potássio, que propiciam muitas das doenças que se instalaram na nossa sociedade, devidos ao excessivo consumo desses alimentos.

Culpado 3: Gorduras "trans"
"Trans",  é o nome dado às gorduras vegetais, que passam por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Ou seja, essas gorduras de líquidas, passam a ser solidificadas, através de hidrogenação, o que as torna saturadas.
O pior é que é um processo muito barato e portanto, o favorito das industrias alimentares. Por essa razão devem ser evitados a todo o custo, uma vez que esses alimentos estão impregnados de "trans", sobretudo os pré-confeccionados.

Opte pelas dietas Mediterrâneas:
Os hábitos alimentares tendem a modificar-se com o evoluir das sociedades, dissipando-se, grande parte das vezes, a preocupação em ingerir produtos variados e naturais.
A dieta mediterrânica, por seu lado, contempla e previlegia as substâncias protectoras presentes nos frutos e vegetais  – como as vitaminas, os minerais e as fibras – que ajudam a manter a saúde e a proteger de doenças.
A fruta fresca é consumida principalmente em cru e os vegetais, quando confeccionados, são-no de uma maneira simples, aproveitando muitas vezes os sumos da preparação e conservando, assim, todos os nutrientes.
Os cereais são vistos como os maiores fornecedores de sustento energético, consumindo-se pouco refinados e sendo, por isso, mais ricos nutricionalmente.

Sugestões da dieta Mediterrânica adaptada aos dias de hoje
·                     Faça cerca de 5 refeições diárias;
·                     Coma vegetais, fruta, cereais completos e leguminosas secas em boa quantidade;
·                     Consuma lacticínios diariamente, de preferência pouco gordos;
·                     Reduza as quantidades de carne, principalmente a vermelha (vaca, porco…), preferindo o peixe e as aves (carnes brancas);
·                     Escolha o azeite como gordura de eleição;
·                     Reserve os doces, salgados e outros petiscos mais calóricos para dias de festa.

O azeite, utilizado com moderação, fornece também nutrientes protectores.
A todos estes alimentos, juntam-se ainda as leguminosas e os frutos gordos (nozes, avelãs, amêndoas, pinhões e amendoins), bons fornecedores de proteínas, e por último, o peixe e a carne, consumidos moderadamente.

Sabia que…se fizer exercício aeróbico regular estará a reduzir a sua idade?
Interessante, não é? O exercício aeróbico regular pode fazer com que recuperemos 12 anos da nossa idade biológica.
Um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que um período longo de exercício aeróbico de intensidade relativamente alta, pode aumentar o desempenho físico até 25%, o que se traduz num efeito rejuvenescedor, porque o risco de doenças diminui e a recuperação após uma lesão, torna-se mais rápida.
O tipo de exercício é indiferente. Pode ser a caminhar, andar de bicicleta, dançar, etc. Escolha um desses exercícios e verá que se sente melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário