terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Mais um Natal em Hong Kong


Os presentes estão todos comprados, embrulhados e devidamente acondicionados em saquinhos individuais, prontinhos a embelezar a árvore de Natal, que depois de distribuídos aos seus destinatários, nos vai iluminar a noite.
Apesar de estar muito longe do meu país, as saudades dos cheiros dos fritos na minha cozinha, deixam a minha imaginação voar para os outros anos, em que eu era pequena e rondava a bancada da cozinha para roubar uma filhós, sobre os ralhos divertidos da minha mãe.
Hoje tenho "enxutado" o meu marido e um dos filhotes que teimam em vir roubar os bolinhos a sair do forno...
Mas o espírito natalício atingiu o pico máximo aqui em Hong Kong, onde não há lugar para nostalgias. As ruas estão lindas, tão enfeitadas como qualquer rua de Portugal e, apesar de não pertencer à cultura chinesa este tipo de festa de origem católica, sente-se da mesma forma as energias da alegria natalícia, pelo movimento das ruas onde as pessoas apressadas fazem as suas compras, festejando igualmente esta época como se da sua se tratasse. É uma herança deixada pelo colonialismo inglês e que ficou bem enraizada na cultura chinesa de Hong Kong, como em qualquer país europeu, as pessoas sorriem quando se cruzam connosco e são amáveis umas para as outras, sente-se por isso no ar, a festa!

E eu sinto-me pronta para partilhar a noite de Natal entre bacalhau, batatas, couves e grelos, aletria, leite creme, pão de ló, bolo-rei (trouxeram-me de uma pastelaria portuguesa de Macau, aqui ao lado), rabanadas, mousse de chocolate, nozes, pinhões, muitos pinhões, chá, bolinhos a sair do forno, cheiros, sorrisos, trocas de prendas e momentos bons que vão ficar na nossa memória. Isto é o Natal!!

Para todos, desejos sinceros de uma santa noite de Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário