quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Coração acelerado...


Não tenho a mania das doenças, mas o que é facto é que de vez em quando, sentia um mau estar, com o coração acelerado, que parecia querer saltar-me do peito.
Queixei-me à médica de clinica geral, que me mandou fazer um electrocardiograma.
O técnico depois de terminar o exame, garantiu-me que estava tudo bem, o que foi depois confirmado pela médica ao observar a papeleta do exame. Fiquei descansada e pensei que seria mania minha.
Porém, de vez em quando e sem razão aparente, lá sentia aquela desagradável sensação de agonia e de que o coração parecia querer saltar do peito.

Um mês depois, insisti com a médica que algo não estava bem. De certeza! Pedi para fazer um exame com prova de esforço (às vezes parece que temos de ensinar os médicos a fazer o seu trabalho)
Novo electrocardiograma marcado e que me obrigou a correr na passadeira, sob o olhar do cardiologista e, afinal, chegaram à conclusão que o problema está mesmo no coração e não na minha cabecinha: desta vez foi o médico cardiologista que me disse que tenho um "não-sei-o-quê supraventricular", uma doença congénita, felizmente benigna, que provoca arritmias cardíacas e que levam o meu coraçãozito a bater acima das 200 pulsações, assim de repente, vindo do nada, causando-me a pior sensação do mundo.
Depois, foi-me tudo explicado com mais calma e o que se passa, é ao nível dos componentes eléctricos do coração, na condução dos sinais e sangue durante as batidas.
Existem 2 caminhos de condução, o organismo normal usa apenas um. Eu, de vez em quando, “lembro-me” de usar os dois e então acontecem as tais 200 batidinhas assim de repente, e, em linguagem leiga, foi isto que percebi.
Deram-me uma medicação fraca para começar, na tentativa de controlar a situação.
Estou mais descansada por saber que não é nada de muito grave, mas ainda não me habituei à ideia de ter estas acelerações inesperadas, que surgem tão de repente e que me deixavam assustada e que agora posso controlar com os tais comprimidos.
Mas o coração, nesta caso, no sentido exacto da palavra, às vezes prega-nos cada susto…

Sem comentários:

Enviar um comentário