quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Velas Aromáticas


Desde que descobri as velas aromáticas, fiquei uma verdadeira fã. Às vezes, uso-as nas mais diversas ocasiões e depois de consultar algumas revistas, vejo que podem ser usadas estrategicamente, dado que elas elevam vários níveis à decoração e ao ambiente de uma casa

A luz dourada de uma vela, dá uma acolhedora sensação de calor quando se chega a uma sala depois de vir do frio da rua. O aroma das velas de cheiro, ajuda a caracterizar o ambiente, tornando-o calmo ou animado, contemplativo ou festivo.
Mas se uma única vela bem cheirosa torna o espaço agradável, imagine o que se pode conseguir quando se usa o poder evocativo de aromas diferentes, para individualizar as várias áreas da casa e em momentos do dia ou da noite. Acreditem que torna tudo num outro nível.
Existe aqui perto da minha casa, uma loja especializada em velas de cheiro que representa uma marca inglesa, a “Jo Malone”, que inventou o conceito de combinação de fragrâncias e tem uma linha de velas aromáticas artesanais, que é considerada uma das melhores do mundo. O cheiro é inconfundível, a Jo Malone tem um aroma chic e nada enjoativo
Como se faz a combinação de fragrâncias? Podemos acender duas velas de aromas diferentes lado a lado, ou então podemos colocá-las em pontos diferentes da casa.
Por exemplo, numa sala grande, podemos usar um aroma num canto e outro aroma diferente noutro ponto. Ou usar um aroma mais fresco de manhã, e mudar para outro mais forte, à noite. 
Também há aconselhamentos para cada divisão da casa, como por exemplo, na casa de banho, acendemos uma que tenha o cheiro a flor de limoeiro e que assim evoca aquele cheirinho tão característico dos SPA.
Deve-se evitar os cheiros a floral nas salas de refeição, é mais próprio usar aromas de cítricos (Grapefruit ou Lime Basil & Mandarin), que combinam com a comida.
  

Um bom truque para um jantar de festa, é trocar de fragrância imediatamente antes de servir a sobremesa, mudar para Nectarine Blossom & Honey ou Vanilla & Anise, eu às vezes até acendo essas duas ao mesmo tempo. É um pequeno detalhe e os seus convidados não vão conseguir perceber exactamente o que mudou, porque estará a criar um momento sensorial para eles e vai surpreendê-los. Também pode vaporizar um pouco de perfume fresco nos guardanapos, como o spray Acqua di Limone, e quando os convidados usarem o guardanapo é mais um momento sensorial.
E para um quarto?
Pode usar uma vela tipo Red Roses: é como se estivesse a pôr no quarto um grande ramo de rosas acabadas de cortar dentro de uma jarra. É um cheiro fresco e limpo, porque contém menta, cravinho e sete óleos de rosa diferentes.
Se for um quarto escuro, estilo boudoir, decorado com cores e tecidos mais sumptuosos, a vela Pommegranate Noir é perfeita, porque para além de ter o aroma da romã, tem também incenso e pachuli, o que a torna adequada a zonas da casa mais íntimas.
Bem… acho que já dei as minhas dicas no que respeita a velas e desculpem o meu entusiasmo, mas senti mesmo uma grande inspiração com esta descoberta tão simples, mas de grande eficácia para todas as ocasiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário