segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Beba água, pela sua saúde!

Sabia que o mecanismo da sensação de sede é tão fraco que, com frequência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome?
Uma desidratação imperceptível, pode retardar o nosso metabolismo em 3% e, para quem bebe pouca água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo.
Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir uma grande quantidade de água.
Será que alguém consegue fazer a limpeza a uma casa com apenas 1 ou dois copos de água? Claro que não! E o organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo, substâncias tóxicas, bastante prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.
O organismo, que recebe pouca água, fica desidratado, com cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insónia, são alguns exemplos do que pode acontecer para a insuficiência de água no corpo.
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Deve-se beber um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar à noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que o seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois dificulta a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições.

O ideal é beber água na temperatura ambiente ou, caso esteja muito calor. Água quente ou chá, matam mais facilmente a sede, porque a água gelada não mata a sede do que a natural (é uma ilusão pensar assim) e, além disso, “agride” mais o organismo (garganta, estômago).
O que alivia a sensação de sede, é o humedecimento das mucosas da boca e das papilas gustativas. Se, simplesmente, deixar a água na boca durante alguns segundos, antes de engolir, poderá constatar isso.
Outra dica importante: se tiver dores no estômago, beba em pequenos goles água morna ou mesmo quente, vai ver que ao fim de pouco tempo, a cólica passa…


Beber água na hora certa maximiza a sua eficácia sobre o corpo humano:
2 copos de água depois de acordar - ajuda a activar os órgãos internos
1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão
1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a reduzir a pressão arterial
1 copo de água antes de ir para a cama - evita derrame ou ataque cardíaco

Muitos não bebem água porque se esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto à noite, na viagem, de maneira que veja a garrafinha e se lembre-se de a beber. Aos poucos, vai-se acostumando até não mais se esquecer e sentir a falta dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário