quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A "minha" tendinite

Foi há três meses! A minha mão direita gemia de dores constantes ao fazer um simples movimento. Digitar, praticar exercícios físicos, escrever e até mesmo realizar qualquer actividade do dia-a-dia, como pentear os cabelos, amarrar os atacadores dos ténis ou pegar em qualquer objecto por mais leve que fosse, tornaram-se para mim tarefas dolorosas e complicadas. A esquerda, também começou a queixar-se, não com tanta intensidade, mas mesmo assim, parecia uma aleijadinha... Pensei que fosse uma crise de reumático, porque usava muitas vezes água quente e logo a seguir água fria. Então, andei a esfregar as mãos todas as noites com pomadinhas anti-inflamatórias, mas sem qualquer resultado. Após alguns dias neste desespero, fui ao médico que me disse que os sinais indicavam ser uma tendinite, ou seja, é uma lesão conhecida pelo “Constantincómodo”, gerado pela inflamação dos tendões, mas o nome de “Tendinite” ficou mais popular, por isso, é o termo mais usado para o problema.
Esta inflamação, é causada principalmente por pessoas que desempenham funções que dependem de movimentos repetitivos, como digitar no computador, (o meu caso) jogadores de ténis e, na verdade, a doença também pode ser chamada de “Tendinopatia”, porque não acontece só pela inflamação dos tendões, mas por diversos problemas, como compressão e contusão dos tendões
Quem trabalha muito tempo ao computador tem uma tendência grande a desenvolver tendinite, ou seja, a inflamar um tendão do braço, devido ao excesso de repetições de um mesmo movimento. Comigo não foi diferente: já há tempos, sofria uma dor no antebraço direito, que até me impedia de subir esse antebraço, se a palma da mão estivesse virada para o lado.
Mas, em casos mais graves ou crónicos, a única saída para o problema é acabar de vez com os movimentos que aceleram a tendinite e proporcionam fortes dores. Segundo o médico, a situação obriga diversas pessoas, a mudarem de emprego ou abandonarem as actividades físicas, o que me deixou assustada, porque de momento, se tivesse de deixar de trabalhar, ia arrasar a minha vida, talvez para sempre.
Além de um tratamento correcto, a tendinopatia, conta com alguns aliados para os momentos das dores mais fortes, ou seja, são pequenas atitudes que ajudam a amenizar o incómodo.
O gelo é um analgésico e anti-inflamatório, portanto uma óptima opção para o momento das crises de dores. Foi-me feita uma ligadura, que apertava o pulso e dava a volta à mão para ajudar a manter o tendão afectado em repouso e assim, atenuava a dor.
Durante algumas semanas fui fazendo tratamentos com parafina e colocavam-me um aparelho com ultra-violetas sobre a área afectada, para desinflamar. Tomei medicamentos anti-inflamatórios e outros para as dores, e andava esperançada que tudo aquilo fosse o suficiente para passar depressa, afinal se não era algo que passava desapercebido, também não era nada que me impedisse de trabalhar, embora com a recomendação do médico para diminuir o tempo de computador.
Enquanto fazia os tratamentos, a enfermeira dizia-me que, se a  tendinite não for bem tratada, após um período de inflamação, pode ocorrer que o tendão se rompa, de modo que as dores serão constantes e a pessoa pode ficar incapaz para o trabalho. Por isso é indispensável seguir todos os passos do médico para que o restabelecimento seja mais rápido e seguro, em especial, deve evitar os movimentos da mão doente.
Comprei uma almofadinha especial para trabalhar com o mousse do computador, o médico ensinou-me a fazer uns exercícios para fortalecer os músculos e ainda comprei uma cadeira para rectificar a minha postura enquanto trabalho em casa. Melhorei da mão esquerda e o tratamento da mão direita, itensificou-se.
Mas… passar oito horas por dia sentada em frente do computador no emprego e mais duas ou três em casa, provavelmente não estava na lista de funcionalidades do sistema, quando Deus criou o corpo humano. O computador tornou-se imprescindível no dia a dia, seja no trabalho ou na realização de actividades pessoais. Mas, a praticidade desta ferramenta, cobra um preço! Todos os dias aumenta a quantidade de casos como o meu, para não falar no desgaste da visão, assim como dos tendões, músculos e da coluna, são as maiores vítimas, uma vez que a saúde toda deve sofrer bastante com este tipo de trabalho para que, hoje em dia, as coisas funcionem na rapidez da modernidade.

O problema é que, pelo menos na área em que trabalho, não há como fugir muito a isso. Para sanar o problema e para usar no emprego, comprei uma almofada especial mais uma estrutura em plástico, para colocar debaixo dos pés e consegui melhorar bastante a minha postura enquanto trabalho.
Como as melhoras eram muito lentas, uma colega falou-me na acupuntura, tratamento utilizado aqui em Hong Kong, para quase toda a espécie de maleitas.
A eficácia do método no tratamento da tendinite, foi reconhecida há muitos anos, tendo sido promovida mundialmente através National Institutes of Health dos EUA, na cidade de Bethesda, Maryland.
Os pontos trabalhados durante as sessões de acupuntura, são localizados próximos ao local da dor e também nos ângulos ungueais da extremidade dos dedos das mãos; nos punhos; tornozelos e orelhas.
O que é facto, ao fim de 20 sessões, posso considerar-me praticamente curada. Neste momento estou a fazer uma pausa de um mês, para retornar em meados de Novembro deste ano mais uma sessào de vinte tratamentos, para que o problema não volte.
Acho que é quase milagre, uma vez que a maioria das pessoas me diziam que esta doença não tinha cura, que ao menor esforço voltava a repetir tudo de novo. Espero que não, pois o que é facto, sinto-me bem e a dor desapareceu quase na totalidade.

Aqui fica a minha experência sobre uma doença do nosso século, embora cada caso seja diferente, pois o tratamento vai depender do grau da lesão e da sua natureza, e vai também desde o uso de anti-inflamatórios, até à imobilização da mão. Mas o mais indicado é fazer repouso durante o tratamento e depois, é necessário fazer fisioterapia, para que o processo da cura possa ser acelerado. Outro factor importante é o uso de gelo no local a tratar e uma massagem terapêutica, para que o músculo possa relaxar. Finalmente, dei-me muito bem com a acupuntura...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário