sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Bambú Chinês


Desde sempre ouvi dizer que os provérbios são directrizes de vida. Um desses provérbios de sabedoria chinesa, diz-nos que temos de ser flexíveis como o bambu para alcançarmos as nossas metas e objectivos de vida e o que é facto, é que muitas pessoas identificam-se com o seu conteúdo.
Senão vejamos por exemplo este provérbio do bambú chinês: "Não há que ser forte, há que ser flexível":
Eis a história:

Depois de plantada a semente do bambu chinês, durante aproximadamente 5 anos não se vê nada, excepto um diminuto broto. Todo o crescimento é feito por debaixo da terra, numa complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra e que vai sendo construída. Então, ao fim do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir uma altura de 25 metros.
Muitas coisas na nossa vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Nós trabalhamos, investimos tempo, esforço, fazemos tudo o que podemos para nutrir o nosso crescimento e, muitas das vezes, não vê nada durante semanas, meses ou anos. Mas, se tivermos paciência para continuar a trabalhar, persistindo e nutrindo, o nosso 5º ano chegará e com ele, virão as mudanças que jamais esperávamos.
Teremos sempre de nos lembrar, que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para nos agarrarmos ao chão.
  
Mas porquê toda essa reflexão?
O alto e verde bambu, que balança com o vento, é flexível, mas sempre altivo e determinado.
Quantas vezes já não tivemos que nos dobrar, até onde nunca imaginamos conseguir, para manter a dignidade, e para que a nossa vida seguisse em frente? Quantas vezes a flexibilidade e a persistência nos mostraram outros caminhos?
Sejamos como o bambu na vida, nas relações profissionais, nos relacionamentos com o nosso companheiro  e amigos, com a família, etc: fortes e flexíveis…
Muitas vezes é dessa forma que podemos fazer a diferença. A flexibilidade mostra-nos outros ângulos e dá-nos outras dimensões. A rigidez bloqueia a visão, o que nos faz desistir muitas vezes de prosseguir um determinado caminho que nos seria benéfico…

Sem comentários:

Enviar um comentário