quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O tempo em Hong Kong

Nunca me canso de olhar à minha volta e sentir-me feliz por aqui viver. Todo este movimento, as luzes, as lojas, as cores, os cheiros...
Vivo e trabalho há muitos anos em Hong Kong, que é um gigantesco cocktail de culturas, onde impera a austeridade chinesa, que, embora coopere com a herança britânica, não separa o Oriente do Ocidente.
Apesar da aparência ocidental dos prédios e da sofisticação das vitrinas nos arredores da baía Victoria, Hong Kong tem uma alma oriental. Isso fica explícito nas sampanas, (tradicionais barcos chineses), na baía de Aberdeen, e nos mestres de feng shui, que continuam a opinar sobre a localização e a decoração de prédios e casas.
E não são apenas os arranha-céus ou a economia mais liberal do Mundo que espantam e seduzem os milhares de visitantes anuais desta cidade chinesa.
As crenças, os deuses e as superstições, continuam a marcar profundamente a vida dos habitantes locais, apesar da vertigem quotidiana dos chuppies (yuppies chineses): copo de café numa mão, jornal na outra, auricular no ouvido, PC a tiracolo e o pequeno-almoço num saco de papel a caminho do trabalho.
Mas o que me faz escrever, é a minha preocupação com o próximo tufão. Sim, porque ainda continuamos em época de tufões. Este último, ficou registado na minha máquina fotográfica o caos da sua passagem. Muitas ruas e estradas ficaram intransitáveis e a cidade torna-se num pandemónio de trânsito parado, pessoas a correr, entre outras confusões próprias do tufão e das consequentes chuvadas. O comércio também foi atingido, como mostra a foto. 
Há quem diga que já não há tufões como os de antigamente, mas o que é facto é que está um tufão a aproximar-se e que depois traz imensa chuva e as malfadadas inundações.
Este clima é péssimo! É um verão sempre abafado, húmido e de repente, caem cargas de água sem se esperar. Eu, particularmente, acho muito difícil “ler” o céu de Hong Kong. É muito diferente do que estamos acostumados na Europa. Aquele típico céu cheio de nuvens escuras, que conhecemos desde crianças, como sendo um claro sinal de que a chuva está a caminho, não significa nada aqui. Muitas das vezes reparo que no céu, as nuvens escuras estão lá, o ventinho sopra, espero a chuva, previno-me com o chapéu, mas ela não vem. De repente, as nuvens são levadas pelo vento, e quem aparece é o SOL! Ou outras vezes, o céu continua escuro durante algumas horas, porém, nada de chuva.
Mas agora já não tenho dúvidas, como o tufão se aproxima, mesmo que não atinja Hong Kong, vai trazer na certa chuva, muita chuva mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário