Quando
chega a altura das limpezas, é sempre uma tarefa que se vai adiando e por
vezes, é uma dor de cabeça, onde há situações bastante desagradáveis, como por
exemplo, limpar o forno ou tirar manchas do soalho. Mas
não há volta a dar e as limpezas têm de ser feitas e para isso há formas de as
tornar mais fáceis e de uma forma correcta.
Aqui
deixo uma lista com dicas de limpezas para as tornar mais rápidas e
eficientes.
TÁBUA DE CARNE
Tão depressa precisamos de cortar a carne,
como o pão ou outros alimentos. Nesse intervalo, mesmo lavando muito bem a
tábua com sabão e com uma escova rija ou com a esponja, possivelmente ficam ainda
resíduos invisíveis de carne entre as fibras de madeira. A melhor forma de limpar a tábua é
usando a metade de um limão e um pouco de sal para esfregar a sua superfície.
Em seguida pode usar o sabão normalmente e fica com a certeza de que não escapou
nenhum resíduo anterior.
TABULEIROS DE ALUMINIO
Sempre que tenho de assar carne ou peixe no forno, o tabuleiro nem sempre fica impecável, fica sempre uma pontinha de gordura grudada que não sai completamente limpa e depois de voltar ao forno, esses resíduos ficam grudados de tal forma, que custa a tirar. Mas pode ficar resolvido com um pouco de bicarbonato de sódio. Só é preciso esfregar a substância no tabuleiro, levemente diluída em água; e deixar de molho durante uma ou duas horas. Depois é só esfregar de novo e enxaguar.
CHUVEIRO
Por vezes o chuveiro fica entupido, a água não sai com um jacto certo e há sempre a tentação de desencaixar a sua peça inferior (dos buraquinhos) para limpá-la. Isso pode correr mal e partir ou, ao voltar a colocar a peça no lugar, ela pode ficar mal encaixada e deixar a água escapar para todos os lados na altura de tomar banho. O ideal quando é preciso limpar este objecto é usar um pouco de vinagre branco num saco de plástico, no qual se deixa envolvido durante uma hora. Depois é só usar um pano molhado para limpar a superfície e pronto!
COLCHÕES
Muitas pessoas não sabem como limpar o colchão. Na verdade, há uma grande acumulação de ácaros e outras impurezas que se vão acumulando ao longo do tempo e que na maioria dos casos trás alergias e problemas para a saúde. A tarefa parece ser difícil e até há pessoas que costumam aspirá-lo simplesmente, mas não é o suficiente. Depois de aspirar o colchão, deve polvilhar toda a superfície com bicarbonato de sódio, borrifado com umas gotas de oleo de lavanda (facultativo) e deixá-lo umas horas na superfície do colchão, fim das quais, aspira tudo de novo. Acredite que fica limpo de todas as impurezas.
RALADOR DE QUEIJO
Este é sempre um dos problemas quando o precisamos de o limpar. Isto porque o dentilhado acaba por nos magoar as mãos ou mesmo vai desgastando as esponjas usadas na limpeza, embora se possa usar uma escovinha, nem sempre fica totalmente limpo. Mas afinal existe uma forma simples e eficiente para fazer essa limpeza, sem qualquer esforço: ralando uma batata! Este vegetal, segundo quem entende do assunto, conta com o ácido oxálico, que ajuda a tirar os resíduos do ralador e basta depois passar por água corrente para que fique completamente limpo.
CAFETEIRAS ELÉCTRICAS
Não basta lavar a cafeteira eléctrica com água e detergente, pois ao fim de algum tempo, o vidro torna-se baço e feio. Para que fique transparente e brilhante, basta usar o mecanismo que ela própria usa para fazer o café e, no compartimento, coloque alguma água e também um pouco de vinagre. Em seguida, ligue a máquina e espere que ela vá deitando a água quente misturada com o vinagre para a cafeteira. Quando o processo terminar, esvazia e cafeteira e repita o procedimento somente com água limpa, para tirar os resíduos de vinagre. Se ficar com cheiro forte, é só usar a água mais algumas vezes.
TACHOS E FRIGIDEIRAS DE FERRO FUNDIDO
A água e detergente para este tipo de material, não consegue resolver uma completa limpeza na maioria dos casos. A solução é esfregá-la com uma mistura grossa de sal e água na sua superfície, usando um papel tipo toalha, para tirar os resíduos dos alimentos. Depois (e pode parecer estranho, mas é útil) quando estiver completamente seca, aplique uma leve camada de óleo no interior da frigideira (ou tacho) antes de guardar.
LIMPEZA DE QUADROS
Muitas vezes as pinturas dos quadros, principalmente os que têm a tinta com um ligeiro relevo, não sabem como remover o pó que desfeia a pintura. Na verdade, podemos fazer a limpeza destes quadros pintados à mão, sem danificá-los. Para isso, pode usar apenas uma metade de um pão macio, mas que não esfarele, e, basta passar, delicadamente, o miolo sobre a superfície empoeirada e fica logo impecável.
LIQUIDIFICADOR
Aqui
está um outro objecto da cozinha que nem sempre fica suficientemente limpo. Muitas
das vezes, ficamos com as mãos magoadas por tentar limpar a sujidade que fica junto
à lâmina do liquidificador, mas há uma forma bastante simples de o deixar
completamente limpo.
Basta
enxaguar o copo do liquidificador em água corrente (para tirar o excesso dos
alimentos) e depois enchê-lo com água quente com um pouco de detergente. Depois
é só usar a função de “misturar” umas duas ou três vezes (ou até que veja que
ficou limpo e fez espuma). Depois é só enxaguar até sair completamente a espuma.
ESCOVAS DE DENTES
A maioria das pessoas nem sonha as bactérias que uma escova de dentes pode conter e, normalmente deitam-nas fora ao fim de algum tempo de as usar, sem saber que as podem desinfectar periodicamente. As escovas também precisam de ser limpas regularmente, porque não basta passar por água corrente após as ter usado. De três em três dias ou pelo menos uma vez por semana, mergulhe a escova de dentes em meio copo de água, onde deitou uma colher de sopa de água oxigenada ou de vinagre e deixe-a assim umas horas ou toda a noite. Na manhã seguinte, passe por água corrente e deixe-a virada para cima para secar. O óptimo, é tê-las dentro do armário ou com uma protecção de plástico e fica com a certeza que evita entrar ainda mais bactérias na sua boca.
TORRADEIRAS
Para limpar as migalhas do interior da torradeira, basta dar-lhe umas pancadinhas virando-a ao contrário de cabeça para baixo; ou tirando a gaveta de resíduos que algumas delas têm. Com uma escova de dentes embebida em vinagre, pode limpar os bordos da torradeira e, com um paninho também embebido em vinagre, limpe toda a área externa da torradeira. Mas há torradeiras que são cromadas ou são espelhadas. Para que fiquem de novo brilhantes e com um ar limpo, esfregue a parte externa com um pouco de creme tártaro (frasco na foto) com umas gotas de água e, com a ajuda de uma esponja de louça, esfregue suavemente. Depois é só usar um pano húmido para tirar o excesso e ela vai ficar a brilhar!
FORNO
Outro problema difícil de resolver, é a limpeza do interior do forno que, por mais que se esfregue com diversos produtos, nunca fica completamente limpo. É aqui que entra de novo o bicarbonato de sódio. Faz-se uma pasta deste pó com um pouco de água e espalha-se por dentro das paredes e na base do forno, deixando agir a noite inteira ou durante algumas horas, fim das quais, borrifa-se o interior com vinagre e lava-se depois com água tépida. Pode também limpar por fora, com o pano molhado em vinagre e depois lavar com água e detergente. Enxuga-se com um pano e pronto, fica o forno limpo e livre de gorduras, sempre difíceis de limpar.
LAVA-LOIÇAS
O lava-loiças também retém muitas bactérias e nem
sempre conseguimos uma boa limpeza desinfectante com os produtos que usamos
habitualmente.
Depois de o usar, polvilhe–o com bicarbonato
de sódio, sumo de meio limão e com este, esfregue toda a superfície também com
a ajuda de uma escova de dentes velha para limpar as arestas, deixando tudo em repouso
alguns minutos para completar a acção. Depois lave com água corrente e verá que
fica limpo e desinfectado com um visual diferente do habitual.
E aqui fica mais uma ideia para aproveitar os bolsos de calças velhas, antes de as deitar fora, aproveite-os para arrumar diversos pequenos objectos, evitando assim que se percam de vista.
Sem comentários:
Enviar um comentário