Lembram-se da grande polémica que encheu jornais, telejornais e os meios cibernéticos quando M. Sousa Tavares chamou “palhaço” ao nosso Presidente da República, Prof. Cavaco Silva?
Pois, possivelmente, a razão desse “palavrão”, que tanto indignou algumas das pessoas pela falta de respeito ao senhor presidente, pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender e que tanto alarido fizera.
Então… o porquê do "palhaço"?
Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (Janeiro-Março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot' (é o nome dessa exposição).
Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada senhora com um chapéu.
O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'. A Velha pode representar a política, ou a nação.
O quadro chama-se 'A Última Mamada' ('the last feed').
Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais, não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.
Ainda não se sabe se/quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.
Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura da Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica, parecia-me coincidência a mais.
Fui investigar e confirmo! É tudo verdade: a exposição e o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro, pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art.
Mas faz sentido que seja, pois o palhaço aparece a mamar.
Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro!
Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro!
E depois não me digam que a Paula Rego, não é mesmo do além!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário