terça-feira, 10 de junho de 2014

E... viva o 10 de Junho!

Nesta terça-feira comemora-se a data nacional de Portugal. É o "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", também conhecido pelo “Dia da Raça Lusitana”, ou seja, um dia dedicado a todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal, como os que vivem espalhados pelo resto do mundo!
Nessa época falava-se muito de heroísmo e orgulho na nação. Na justa medida, são elementos importantes para manter uma cultura e um sentimento patriótico.
Porém, o que tem acontecido neste últimos anos (ou décadas) ao nosso pobre país, tem sido muito pouco abonatório para quem o dirige, uma vez que tem sido saqueado pelos próprios governantes, deixando a maioria do povo numa situação muito pouco digna.
O desemprego está na ordem do dia, hospitais e escolas que fecham, impostos para tudo, os bens essenciais de consumo, incluindo os medicamentos, passaram a ser proibitivos para muitas famílias, há FOME entre os portugueses.
Os governantes continuam a pedir sacrifícios a quem não pode, para pagar a dívida externa, mas eles próprios “esquecem-se” de fazer contenção nas despesas, desde a renovação de frotas de carros para se passearem, passando pelos ordenados obscenos que ganham...
E as reformas milionárias, que afinal nem foram mexidas no novo “pacote” das medidas de austeridade?
Abastança para alguns e…
Viva o 10 de Junho!

Tanta pompa e circunstância,
Tanto hipócrita brilhando...
Tanto mal, tanta ganância,
Ignorando a importância

Do que o povo está passando!
Tanto "glamour" e riqueza,
Tanto ouro, ostentação,
Tanta ofensa à pobreza,

Tanta casa portuguesa
Sem uma côdea de pão!!
Tanto pobre envergonhado
Fingindo, p'ra não chorar,

Tanto lar desmoronado,
Por ficar desempregado
Quem quer o lar sustentar!...
Tanto erro cometido
Por um povo bom e crente,

Que hoje está arrependido
Por ter um dia elegido
Monstros, crendo serem gente!
(versos de Carlos Fragata)

Sem comentários:

Enviar um comentário