quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Velas Aromáticas


Desde que descobri as velas aromáticas, fiquei uma verdadeira fã. Às vezes, uso-as nas mais diversas ocasiões e depois de consultar algumas revistas, vejo que podem ser usadas estrategicamente, dado que elas elevam vários níveis à decoração e ao ambiente de uma casa

A luz dourada de uma vela, dá uma acolhedora sensação de calor quando se chega a uma sala depois de vir do frio da rua. O aroma das velas de cheiro, ajuda a caracterizar o ambiente, tornando-o calmo ou animado, contemplativo ou festivo.
Mas se uma única vela bem cheirosa torna o espaço agradável, imagine o que se pode conseguir quando se usa o poder evocativo de aromas diferentes, para individualizar as várias áreas da casa e em momentos do dia ou da noite. Acreditem que torna tudo num outro nível.
Existe aqui perto da minha casa, uma loja especializada em velas de cheiro que representa uma marca inglesa, a “Jo Malone”, que inventou o conceito de combinação de fragrâncias e tem uma linha de velas aromáticas artesanais, que é considerada uma das melhores do mundo. O cheiro é inconfundível, a Jo Malone tem um aroma chic e nada enjoativo
Como se faz a combinação de fragrâncias? Podemos acender duas velas de aromas diferentes lado a lado, ou então podemos colocá-las em pontos diferentes da casa.
Por exemplo, numa sala grande, podemos usar um aroma num canto e outro aroma diferente noutro ponto. Ou usar um aroma mais fresco de manhã, e mudar para outro mais forte, à noite. 
Também há aconselhamentos para cada divisão da casa, como por exemplo, na casa de banho, acendemos uma que tenha o cheiro a flor de limoeiro e que assim evoca aquele cheirinho tão característico dos SPA.
Deve-se evitar os cheiros a floral nas salas de refeição, é mais próprio usar aromas de cítricos (Grapefruit ou Lime Basil & Mandarin), que combinam com a comida.
  

Um bom truque para um jantar de festa, é trocar de fragrância imediatamente antes de servir a sobremesa, mudar para Nectarine Blossom & Honey ou Vanilla & Anise, eu às vezes até acendo essas duas ao mesmo tempo. É um pequeno detalhe e os seus convidados não vão conseguir perceber exactamente o que mudou, porque estará a criar um momento sensorial para eles e vai surpreendê-los. Também pode vaporizar um pouco de perfume fresco nos guardanapos, como o spray Acqua di Limone, e quando os convidados usarem o guardanapo é mais um momento sensorial.
E para um quarto?
Pode usar uma vela tipo Red Roses: é como se estivesse a pôr no quarto um grande ramo de rosas acabadas de cortar dentro de uma jarra. É um cheiro fresco e limpo, porque contém menta, cravinho e sete óleos de rosa diferentes.
Se for um quarto escuro, estilo boudoir, decorado com cores e tecidos mais sumptuosos, a vela Pommegranate Noir é perfeita, porque para além de ter o aroma da romã, tem também incenso e pachuli, o que a torna adequada a zonas da casa mais íntimas.
Bem… acho que já dei as minhas dicas no que respeita a velas e desculpem o meu entusiasmo, mas senti mesmo uma grande inspiração com esta descoberta tão simples, mas de grande eficácia para todas as ocasiões.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Amamentar...

Fui visitar uma colega que teve um bebé. Depois de alguma conversa, perguntei se já tinha leite, mas fiquei a saber que esta recém-mamã não pensa em amamentar o filho. A maioria das chinesas, não amamentam os filhos, passam directamente para o leite em pó e esta prática estende-se à maioria das mães chinesas.
Talvez porque a mulher chinesa, tenha como caracteristica, uns seios muito pequenos e receiam que doa ou que não tenham leite, pois de facto nem todas as mães conseguem cumprir esse papel na perfeição por razões várias.
Na verdade, é que a amamentação exclusiva com leite materno está enraizada na nossa cultura europeia.
O facto indescutível é que esta é uma incrível maneira de criar intimidade e construir elos com o recém-nascido. O leite materno possui ainda todos os nutrientes de que o bebé precisa para se desenvolver bem nos primeiros seis meses de vida.
E mesmo depois da introdução dos alimentos sólidos, o leite da mãe continua a ser cheio de propriedades benéficas para a saúde do bebé.
Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções -- como gastroenterites (doenças com presença de diarreia), doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Também reduz o risco de o bebé ter doenças mais graves, como a diabetes e leucemia, e ainda diminui a tendência a problemas alérgicos, como asma e dermatite.
Por isso, quando as mulheres não conseguem cumprir esse papel na plenitude por várias razões, há um sofrimento inevitável.
Numa recente noticia no jornal The National, nos Emirados Árabes Unidos, amamentar passou a ser uma obrigação. A nova lei, aprovada em Janeiro, garante ainda aos maridos o direito de processarem as esposas que não quiserem amamentar os seus filhos, de acordo com.
A nova cláusula dos direitos da criança, prevê que as mães amamentem os filhos durante os primeiros dois anos de vida. A medida já foi criticada pelas associações de defesa dos direitos das mulheres, pois esta deve ser uma opção das mães.
Se uma mulher não puder amamentar por razões fisiológicas, deve ser providenciada uma ama de leite à criança, mas as autoridades ainda não regularam nem explicaram como é que este sistema vai funcionar.
Enfim, cada cabeça com a sua sentença, mas de facto está mais que provado que as crianças que são alimentadas com o leite materno, são mais saudáveis e com menos problemas de saúde e, para uma mãe que ame o seu filho, deve pelo menos tentar...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Romantismo no Dia dos Namorados

Ora ainda bem que inventaram uma época para os românticos, ou seja, o dia de S. Valentim, que é festejado a 14 de Fevereiro de cada ano, que mexe com os enamorados e… com o comércio.
O comércio, está atento e esforçam-se por proporcionar que seja um dia ou noite, tipicamente romântico aos casais que procuram festejar o seu amor. 
Os presentes são os mais variados, as flores e jantares entraram em cena para criar um clima adequado numa das datas mais lucrativas para o comércio que são os mais procurados.
Aqui em Hong Kong, os tradicionais presentes românticos são as flores, joias, peluches e langerie e ainda a expectativa de uma aliança no dedo.
As ourivesarias ficam tão cheias na corrida ao ouro, que até parece que o estão a oferecer. Os chineses adoram oferecer ouro todo o ano, mas nas festividades, perdem literalmente a cabeça e é uma autêntica corrida ao ouro. Talvez por isso, é que há imensas ourivesarias espalhadas por toda a cidade.

O Dia de S. valentim ou dos Namorados, passou a ser moda e bastante divulgado a partir do final dos anos 90, pois pessoalmente e em anos anteriores, não me lembro de alguma vez ter festejado ou sonhado com prendas e surpresas meladas, apesar de eu ser bastante atenta e romântica q.b. para aderir a uma coisa destas.
 Não que eu precise ou tenha necessidade de dar provas de nada em relação ao meu marido, na verdade a nossa vida sempre foi e continua a ser preenchida de carinhos, de pequenos gestos diários, materiais ou sentimentais de partilha, que bem nos tem mostrado o significado e o tamanho dos nossos sentimentos em relação à nossa vida em comum.
Mas gostamos de aproveitar o lado comercial desta data, uma vez que aparece nesta altura um mundo de ofertas tentadoras e porque não mimarmo-nos um ao outro como qualquer adolescente ou recém-casados?
Para todos os românticos, desjo um

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!












quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hoje é dia da RÁDIO

Fiquei admirada por saber através das notícias de Portugal, que se festejava hoje o Dia Mundial da Rádio  De facto, há datas para tudo e porque não para algo tão popular e funcional como a Rádio?
A data de 13 de Fevereiro foi escolhida, por ter sido nesse dia, mas em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa para um grupo de seis países em simultâneo.
E assim, em 2011, essa data foi declarada pela UNESCO como sendo o dia oficial da Rádio, e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado a 13 de Fevereiro de 2012.
Por muita evolução que haja, a rádio mantém-se como um meio de comunicação social, que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos.
É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, como na promoção cultural ou em casos de emergência social.
Para os profissionais de comunicação social é uma plataforma para divulgarem factos e histórias e interagirem com o público que continua a ouvir e a acarinhar os mais diversos programas.
Não devemos esquecer que a rádio, acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje prossegue como um meio de comunicação fundamental, adaptando-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo uma das características mais positivas da rádio.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ANO DO CAVALO 2014 - Previsões

Os almanaques que se encontram nas bancadas de Hong Kong, não é mais que uma versão popular e simplificada do respeitadíssimo almanaque Tong Shu ou seja, o “livro que trata de tudo”.

Segundo a astrologia chinesa, durante o período de 31/01/2014 a 18/02/2015 começou o ano do Cavalo de Madeira. No ciclo dos cinco elementos, a madeira gera o fogo, o que significa que os dois elementos do ano estão em harmonia, já que um deles apoia e alimenta o outro. Porém, a simbologia adjacente é a da afirmação de princípios e que não haverá grandes cedências, ou seja, um ambiente de inflexibilidade e de confrontação. No final, poderá haver entendimento e harmonia, uma vez que os elementos combinam bem.

Sob a influência deste signo animal, as pessoas estarão mais activas, confiantes e sociáveis; tenderão a seguir a intuição e os impulsos do coração. Para ser bem-sucedido neste ano, deveremos acima de tudo cultivar o bom senso.
Será importante ter a clareza mental, saber o que se quer e os caminhos a seguir, pois no ano do Cavalo tudo acontecerá com muita rapidez e não haverá tempo para a preguiça e indecisão. Também não devemos nos esquecer de alguma cautela e de planear, caso contrário, as energias e os recursos poderão ser desperdiçados e os resultados insatisfatórios.

As nossas atitudes deverão vir acompanhadas de concentração, de práticas, de versatilidade e de agilidade. Será um bom ano para viajar, fazer novas amizades e melhorar os relacionamentos interpessoais. O ano do Cavalo de Madeira promete ser um ano de progresso e renovação.

PREVISÕES PARA OS SIGNOS:

Rato: Um ano moderado para o Rato que deverá cultivar o discernimento e o equilíbrio em tudo o que fizer para apostar na estabilidade. No trabalho, os desafios serão superados com determinação, concentração e responsabilidade. Será preciso ficar atento às finanças e às questões legais. No amor, fortaleça o seu relacionamento com o diálogo, a cumplicidade e o companheirismo. Dedique mais tempo à sua vida afectiva. Na saúde, atenção ao sistema circulatório e à pele.

Búfalo: Um ano de imprevistos em que o Búfalo deverá cultivar o equilíbrio interior, a paciência e a flexibilidade, uma vez que estes dois animais sentem uma certa irritabilidade um com o outro. No trabalho, apesar dos desafios, haverá boas oportunidades e os seus esforços serão reconhecidos. Atenção às finanças e aos gastos excessivos neste ano. No amor, se houver problemas, disponha-se a resolver os conflitos através do diálogo sincero e da compreensão. Na saúde, cuide da alimentação e evite o sedentarismo.

Tigre: A energia universal qi circula no Tigre, o que significa acção, visibilidade e algum protagonismo. Um ano auspicioso para o Tigre que poderá usar todo o seu carisma e poder pessoal para motivar e unir as pessoas a agirem em busca de objectivos comuns ou humanitários. No trabalho, tudo correrá de acordo com o planeado e haverá boas possibilidades de crescimento nos negócios, mas desaconselham investimentos arriscados. As viagens estarão favorecidas. No amor, haverá harmonia e entendimento. As amizades e os encontros afectivos estarão favorecidos. Na saúde, atenção ao sistema respiratório.

Coelho: O Coelho á rápido, mas o cavalo também, significa muitos desafios e alguma incomodidade devido à exigência das “velocidades”. Um bom ano para o Coelho que pode ocorrer acontecimentos favoráveis e estará mais sociável e poderá fazer novos e proveitosos contactos. No trabalho seja perseverante e mantenha a clareza nos pensamentos; você estará em evidência e os seus esforços serão reconhecidos. As viagens estarão favorecidas. Atenção aos gastos excessivos. No amor o período promete ser de alegria, novas experiências e redescoberta do quotidiano. Na saúde, cuide dos pensamentos e das emoções.

Dragão: Um ano moderado para o Dragão, que deverá assentar ideias, recarregar baterias, aprender e preparar acções futuras como cultivar a paciência e a diplomacia. No trabalho, centralize e estabeleça as prioridades para não desperdiçar as suas energias. Cuide pessoalmente dos documentos escritos e fique atento às normas e questões legais. No amor, o período favorecerá o romance, os encontros afectivos e as amizades. Na saúde, cuide do fígado e pratique exercícios de relaxamento.

Serpente: Um ano um bocado turbulento mas de boas oportunidades para a Serpente que terá a oportunidade uma grande abertura que deve ser aproveitada para aprender e desenvolver a criatividade, cultivar a concentração e o bom senso, a fim de vir a obter o sucesso. No trabalho, avalie bem as situações e evite a precipitação; o sucesso virá com a acção planeada. Este ano, a Serpente poderá iniciar um novo projecto ou um novo negócio. No amor, avalie o que realmente é importante para si no relacionamento, promova o diálogo e esclareça as situações. Na saúde, evite a ansiedade, busque o equilíbrio entre o trabalho e o lazer e, se possível, pratique a meditação.

Cavalo: Energias iguais (Cavalo com Cavalo) contém uma componente de competição. Os nascidos sob o signo do Cavalo, devem caminhar com prudência, cultivar a determinação e a criatividade. No trabalho, os resultados serão melhores se os objectivos forem claros e bem planeados. Neste ano, o Cavalo estará em evidência, poderá destacar-se dos demais ou assumir novas responsabilidades. No amor, o ano favorecerá o romantismo, as amizades e novos relacionamentos. Só ficará sozinho quem assim o desejar. Na saúde, respeite os seus limites físicos. Faça exercícios respiratórios e de meditação.

Cabra: A Cabra tem o elemento Terra com o fogo do Cavalo, significa apoio, que será desperdiçado se tiver uma atitude comodista e preguiçosa. Um ano para a Cabra cultivar a reflexão interior, avaliar e redireccionar os seus objectivos para alcançar o sucesso. No trabalho o período favorecerá a criatividade, a iniciativa e as parcerias. Evite os negócios especulativos e o excesso de optimismo. No amor fortaleça o seu relacionamento. Busque a harmonia e o entendimento por meio do diálogo e da compreensão. Na saúde pratique exercícios físicos. Cuide do sistema circulatório.

Macaco: A energia Fogo do cavalo vai desafiar o elemento Metal do Macaco, que deve ser este ano mais disciplinado. Um ano de boas realizações para o Macaco que poderá contar com o apoio dos amigos e familiares. No trabalho, a determinação e o bom senso favorecerão os acordos e a solução das questões pendentes. Neste ano, o Macaco deverá ser cuidadoso com as suas finanças e evitar os negócios especulativos. No amor, o período promete ser de felicidade, entendimento e encontros afectivos. Na saúde atenção ao sistema circulatório. Evite a automedicação.

Galo: Um ano que não será muito positivo para o Galo devido a uma certa pressão devido ao elemento Fogo exercido pelo Cavalo. Porém, o Galo terá boas oportunidades que o fará mais autoconfiante e motivado. No trabalho, apesar de alguns contratempos, os desafios serão superados. Você estará em destaque e poderá assumir novas responsabilidades. No amor, o período promete ser de alegrias; o seu magnetismo estará em alta, favorecendo os romances e as novas amizades, no entanto, o ambiente romântico arrisca-se a ser problemático para os casados, caso cedam às tentações que surjam pelo caminho, alertam os almanaques. Na saúde, evite a ansiedade, cuide do aparelho respiratório.

Cão: Um bom ano para o Cão que este ano está em “família”, a sua capacidade de relacionamento com outras pessoas estará acrescida. O Fogo do cavalo alimenta a Terra do Cão que ficará mais optimista e expansivo. Deve dedicar mais atenção à família, amigos e colegas de trabalho, pois as coisas boas virão dessas pessoas. No trabalho, o Cão deverá ser diligente e prestar atenção aos detalhes. O período promete ser de crescimento, favorecendo o aprimoramento pessoal e profissional. No amor, as divergências deverão ser resolvidas com ponderação e com um diálogo sincero. Haverá boas expectativas de romance em viagens ou passeios. Na saúde, cuide da coluna e sistema circulatório.

Porco: Um ano que para o Porco vai ser de confronto e energias, por isso tem de ser determinado e diligente para conseguir criar um ambiente favorável à estabilidade e ajuda para encontrar parceiros óptimos em todos os campos da vida. No trabalho, coloque-se em acção e faça as transformações necessárias. O período possibilitará rever e corrigir o rumo dos seus negócios. Neste ano, o Porco deverá ser cuidadoso com as suas palavras. No amor, a fase será favorável para a reflexão. Se houver problemas, a harmonia poderá ser restabelecida com a disposição para dialogar e mudar as atitudes. Na saúde, evite o sedentarismo e cuide do sistema digestivo.