Nelson Mandela morreu, a África do Sul está mais pobre! Morreu ontem, dia 5 de Dezembro, aos 95 anos, em sua casa em Johannesburgo, sofria de uma grave infecção respiratória e estava sob cuidados médicos.
O mundo inteiro curvou-se perante a grandeza da estrutura moral e cívica deste homem, tornando-se assim o maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e Prémio Nobel da Paz, devido aos seus esforços contra o racismo.
Quando os ódios acumulados auguravam uma sangrenta guerra civil, Madiba, nome carinhoso pelo qual era conhecido entre os sul-africanos, com a sua humildade política, vergou ódios e impôs, pelo exemplo, a concórdia nacional.
Que este homem sirva de exemplo a alguns pigmeus da politica e a maioria deles verteram lágrimas de crocodilo em declarações públicas de pesar.
Para não ficar mal na fotografia, Cavaco Silva, apressou-se a “explicar” o que não tem explicação, qual a razão de Portugal ter votado, nos anos 80, contra uma resolução da ONU, que visava a libertação de Mandela, com o hipócrito argumento “ser a opção diplomática mais correcta no momento, para proteger os interesses dos portugueses”. Que interesses? Para a História ficou o vergonhoso registo que os Estados Unidos, a Inglaterra e Portugal votaram contra.
Quando os governantes são mesquinhos e “paus mandados”, fica um país inteiro com vergonha dos seus representantes…
Sem comentários:
Enviar um comentário