Físico prevê o fim dos computadores...
Cientista americano, de renome internacional, projecta o mundo nos próximos 30 anos.
O físico teórico Michio Kaku, professor da Universidade de Nova York e co-criador da "Teoria das Cordas", afirmou que o computador como o conhecemos nos dias de hoje, terá desaparecido em 2020. Michio Kaku lembrou que já presenciamos três "ondas" principais nos avanços tecnológicos em todo o planeta.
A primeira delas, foi composta por motores a vapor (que garantiu a invenção e utilização efectiva das locomotivas mais potentes).
Em seguida vieram a electricidade e os automóveis, permitindo que a humanidade se deslocasse no meio urbano.
A terceira geração da tecnologia, é a que estamos actualmente, com equipamentos de qualidade, que permitem a conexão com outras pessoas em todos os lugares do mundo.
São os smartphones, tablets, microcomputadores e outros modelos electrónicos que podemos considerar como disseminados pela humanidade.
E agora estamos a caminhar em direcção à quarta onda tecnológica.
Qual seria ela? Segundo Michio Kaku, trata-se da biotecnologia, que junto com a nanotecnologia, pode permitir que o futuro da humanidade seja completamente diferente do que muitos esperam.
- “No futuro, eles estarão em todos os lugares e em lugar nenhum”,- afirmou o cientista, durante uma palestra realizada na Campus Party dia 11 de Fevereiro deste ano.
Nessa conferência, Kaku fez um exercício de futurologia, mostrando como será o mundo nos próximos 30 anos.
Segundo ele, tanto os computadores como a internet, serão tão vulgares como a electricidade é hoje.
- “Ambos estarão presentes nos tectos, no subsolo, nas paredes e nos aparelhos”, afirmou.
O professor da Universidade de Nova York foi além de todas as espectativas ao afirmar que a internet estará agregada nos óculos e nas lentes de contacto das pessoas.
-“Num futuro, as pessoas serão capazes de ver todas as informações biográficas de um individuo, só de olhar para ele. E, encontrar a sua alma gémea, será uma tarefa facilitada”, -brincou.
Outra revolução que está a caminho, é na área da medicina.
Kaku afirmou que, em um futuro próximo, a tecnologia levará o homem a um estado perfeito de saúde.
Segundo ele, o cancro irá desaparecer. -"Escrevam isso: a palavra tumor não mais existirá na nossa língua".
Nesta nova visão futurística do físico, as pílulas terão chips e micro-câmeras que fazem um scanner do corpo humano por dentro.
Uma vez localizada a ameaça, os "nano-robôs" serão introduzidos no corpo do paciente para combater o cancro, célula por célula, sem a necessidade de cirurgias ou intervenção directa dos médicos.
Kaku também acrescentou que o cancro e outras doenças serão diagnosticadas com anos de antecedência, graças às sanitas das casas de banho, que passam a monitorizar a saúde.
- “Os banheiros serão equipados com inteligência artificial, capaz de analisar os resíduos corporais e identificar o surgimento de uma doença, com muita antecedência.
-“Neste futuro, Steve Jobs, não teria morrido”, enfatizou – vai por isso haver uma esperança de vida mais longa.”
Sem comentários:
Enviar um comentário