Esta noite é aguardada com grande expectativa a chegada do Ano do Dragão. É a festividade mais importante e colorida da cultura chinesa e este ano será a vinda do dragão, que começa amanhã, dia 23 de Janeiro e, segundo a lenda chinesa, vai ser um ano auspicioso. Isto porque os chineses acreditam que o dragão é um ser benevolente, de boa fortuna e felicidade. Lenda ou mito, o melhor é mesmo aproveitar para festejar.
As ruas por toda a China, estão vestidas de vermelho, com as suas lanternas e enfeites, por ser a cor mais auspiciosa para começar o ano, vêem-se por todo o lado as famosas lanternas vermelhas a decorar as casas, papeis com dizeres auspiciosos nas portas e nas entradas dos prédios. Neste dia é também costume colocar uma imagem do Deus Porta (Men Sheng) à entrada das casas, para que os fantasmas não entrem. As lojas enchem-se de guloseimas tradiconais que não podem faltar nos lares chineses para dar as boas vindas ao novo ano. No exterior dos recipientes com arroz, são colados díscos de papel com os caracteres "Chang Man", que significam "sempre cheio". Tudo isto para que o novo ano seja pleno de abundância.
Como regra, tudo o que é velho é jogado fora e substituído pelo que é novo. É por isso que é costume comprarem-se roupas novas para usar no Ano Novo Chinês.
É neste clima de festa que a chegada do ano do dragão será celebrada com eventos diversos por toda a China, durante as próximas duas semanas. Este será um dragão mais benevolente, que surge desta feita influenciado pelo elemento água que nos diz que este será um ano de poder, dinheiro e negócios. Ideal para inovar e alcançar o sucesso. Mas a par de toda esta prosperidade, este sábio animal alerta para o perigo de colocar as expectativas num patamar demasiado elevado, porque quanto maior a subida, grande pode ser a posterior queda.
Os preparativos para o jantar da grande noite, começa na ante-véspera e há uma curiosidade na sua confecção: o peixe é obrigatório nesta refeição devido à sua consonância, porque é entre as palavras "peixe" e "excedente" (abundância), que são homófonas, isto é, ambas se pronunciam "yu" (no 2ª tom do mandarim), embora sejam caracteres diferentes. Nesse contexto, é de bom agouro comer peixe nesse jantar de família, pois isso sugere o dizer "nian nian you yu", isto é, "haja excedente (abundância) todos os anos".
Mas nem todos conseguem estar presentes nesta grande festa de família e o seu lugar é respeitado. Portanto é deixado vago na mesa e, como se estivesse presente, é-lhe servida a comida. Neste jantar nem os antepassados são esquecidos. Também eles partilham do banquete, pois é colocado um prato de comida e muitos mimos no altar da casa onde as fotos dos antepassados estão ali expostas para partilhar o grande momento familiar.
Aos mais novos e solteiros, a família, vizinhos e amigos, costumam oferecer-lhes uns envelopes vermelhos (Lai Si), com dinheiro, uma quantia simbólica, para lhes desejar um Bom Ano cheio de sorte e prosperidade.
Finalmente a noite acaba com muito fogo de artificio... só espero que o dragão seja tão auspicioso como os chineses acreditam e nos tragam a todos um BOM ANO!
KUNG HEI FAT CHOI!
Sem comentários:
Enviar um comentário