quarta-feira, 25 de maio de 2011

África está na Moda

O dia de África, comemorado dia 25 de Maio, representa o dia da Libertação de África, que simboliza a luta e o combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Para enaltecer este dia, nada melhor que o recordar através da moda.
Com a falta de novidades e a exaustiva busca de ideias diferentes nas décadas passadas, os estilistas voltam-se para os lugares “misteriosos” e pouco conhecidos. Como vivemos num mundo muito uniforme, temos necessidade de sonhar outras culturas, outras formas de ser e estar.
Por isso a inspiração vem de África e o que está a fazer um certo furor no mundo da moda, é o estilo safari e tecidos com estampas tribais.
A moda pode ter referências étnicas, mas o ideal é quando ela tem um viés multicultural e vem sem passaporte. Os estilos, cores e gostos culturais, fundem-se para formar uma moda única onde se mistura uma certa extravagância com o bom gosto na mistura de cores, padrões e bijuterias.
A inspiração vem das girafas, onças, zebras, de listas horizontais e verticais, animais que são as estampas inspiradoras que, segundo os estilistas, estarão em alta na próxima estação, destronando roupas cheias de brilhantes, que aparentemente não veio para ficar, em especial durante o dia.
As cores fortes contrastarão com cores mais claras como o creme, pastel e o nude, mas segundo as apostas, o que realmente vai desafiar a imaginação dos estilistas, serão as cores chamativas como verde, amarelo, azul, vermelho e laranja.
África pode ter zonas muito pobres, mas é muito rica em beleza, uma beleza natural que abre os guarda roupas para as fashion europeias, com os seus estampados a recordar os animais da selva, um pôr-do-sol único, cuja cor de fogo faz voar a imaginação dos desanhadores e estilistas. Isto para não falar das lindas paisagens e dos costumes, ambos se fundem para formar uma moda de classe, que está a predominar a moda em todo o mundo.
A forma de vestir em África, é mais que uma simples explosão de tendências, faz parte dos sentidos mais profundos, raízes culturais que choram pelos seus filhos e que retribui, estendendo a esperança por toda a terra, na forma de criações inéditas, inspiradas em tudo o que essa terra e a cultura local, podem oferecer.
É um grande desafio procurar entender a Moda em África, pois a visão é externa, subjectiva e extremamente instigante.
As referências africanas, são os safaris da moda, que afinal não escolhem a estação e são uma constante fonte de inspiração, em especial a pele dos tigres e leopardos. Tanto podem ser cores intensas que saltitam de uma gama à outra, como pode ser em tons suaves, cinzentos, bejes ou pastel, compondo misturas inusitadas e os padrões de estampa, com acessórios a condizer, realizam "casamentos" perfeitos, dignos das mais altas tendências fashion.
Aqui se pode ver, com bastante estilo, qualquer uma de nós pode vestir-se dentro destes tons terrosos, que nos deixam com uma imagem sóbria e chic.
Entra temporada, sai temporada e ela está lá, uma moda plena de tecidos inspirados em onças, zebras e cáquis, rectangulos, arabescos e muita cor. Mas a grande moda da estampa animal agradou e ficou. São para ser usadas com uma única peça ou seja, um vestido estampa de onça e deve calçar sapatos de salto alto pretos, ou, se preferir fdar um passeio, pode vestir um par de calças jeans, com uma camisa branca e um bonito acessório africano que marca de imediato o estilo.
ACESSÓRIOS: O costume de usar peças para adornar o corpo e, ou, por cima das roupas, vem dos primórdios, ou seja, desde que a humanidade vivia ainda no sistema tribal e as pessoas usavam enfeites para se diferenciar e chamar a atenção, principalmente das do outro sexo.
Actualmente, a bijuteria é um acessório básico e usado por mulheres de todas as idades e estilos, que gostam de usar peças alternativas. Basta querer dar um toque no visual, transformar uma roupa simples em algo mais bonito e diversificado. Podendo ser usados em festas, no trabalho e no dia-a-dia, esta bijuteria de inspiração africana, acompanha a diversificação da moda, dando à mulher um toque muito especial e personalizado.

E aqui fica uma África que abre o seu coração, que é retratada nos grandes desfiles da moda, que merece todo o nosso aplauso por vir de uma inspiração cultural, recolhida na natureza, nos rios, nos animais e nas multifacetas do ser humano…


Sem comentários:

Enviar um comentário