terça-feira, 26 de abril de 2011

A princesa Máxima Zorreguieta


É uma princesa muito feminina, com muito bom gosto, romântica, mas ao mesmo tempo contemporânea.
De origem argentina, Máxima Zorreguieta, casada há nove anos com o príncipe Guilherme, herdeiro do trono holandês, tem-se afirmado um ícone da moda.
Elegante, discreta, é um regalo para as objectivas dos fotografos sempre que ela aparece, sorridente e serena...
A Princesa da Holanda, Maxima Zorreguieta, no seu casamento em 2002 com Willem-Alexander, usou um poderoso modelo Valentino, de seda marfim, com mangas compridas, e longa cauda de cinco metros. Chic não?!
Apreciadora da moda, nomeadamente dos criadores Valentino (que desenhou o seu vestido de noiva), Graciela Naum e Jan Taminiau, a princesa tem por hábito fazer compras em Itália e França.
E se nos primeiros anos de casada ainda ensaiou uma versão discreta, com vestidos clássicos, mais ao estilo dos usados pela rainha sua sogra, rapidamente assumiu o seu próprio estilo, mostrando preferência por modelos sofisticados, por vezes exuberantes, e usando saltos bem altos.
A princesa, grávida da sua segunda filha, ao entrar no salão, foi muito admirada pelo seu porte, na celebração do aniversário dos 70 anos do rei  Harald V da Noruega.
A princesa Máxima, chegou radiante e muito elegante, apesar do seu adiantado estado de gravidez.
O príncipe Guillermo e Máxima Zorreguieta, baptizaram a sua terceira filha Arianne..
A princesa Máxima vestia um bonito fato de seda cinzenta cor de pérola, com uma abotoadura militar e um original tocado redondo, do mesmo tecido e cor.

A par das obrigações oficiais, que desempenha com muito profissionalismo, Máxima educa com dedicação as três filhas, Amalia, Alexia e Ariane, de sete, cinco e quatro anos, respetivamente, não faltando às festinhas escolares das meninas, entre outras atenções que tem para com as filhas.
 A sua elegância e simpatia em qualquer das ocasiões em que tem de exercer as suas obrigações oficiais, é considerada uma pessoa de fino trato, sempre sorridente e bem disposta, onde a elegância no vestir, não passa despercebida.
Não se pense, no entanto, que a princesa é uma mulher fútil: economista de formação, tornou-se uma autoridade em microcrédito e é hoje conselheira especial das Nações Unidas, para esta área.
Na recente visita que o casal fez à Alemanha, na companhia da rainha Beatriz, a princesa protagonizou um autêntico desfile de elegância, optando por vestidos ou conjuntos de duas peças com saia e casaco, consoante as ocasiões.


O modelo mais vistoso, que escolheu para usar num jantar de gala, foi um vestido comprido, num tom nude, (o último à direita), como mandam as tendências mais actuais, com pedrarias no decote e em baixo, que conjugou com a tiara de diamantes, que usou no casamento de Victoria e Daniel da Suécia.
Aqui, com as filhas e o marido, é o retrato de uma familia feliz! Apesar de lutar toda a sua vida contra a balança, nunca escondeu as suas ambições e, o facto de ter imensas solicitações oficiais, não a impedem de ser uma mãe presente e dedicada. Este é o quadro de uma princesa de conto de fadas, cuja vida nem sempre tem sido fácil...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Publicidade em protesto...

Há uns dias, numa cidade de França, um cartaz, com uma jovem espectacular, na montra de um ginásio, dizia:
                             "ESTE VERÃO, QUERES SER SEREIA OU BALEIA?"

Dizem que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu à pergunta publicitária nestes termos:

"Estimados Senhores:
As baleias estão sempre rodeadas de amigos (golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos). Têm uma vida sexual muito ativa, engravidam e têm baleiazinhas ternurentas, às quais amamentam.
Divertem-se à brava com os golfinhos, enchendo a barriga de camarões.
Brincam e nadam, sulcando os mares, conhecendo lugares tão maravilhosos como a Patagónia, o mar de Barens ou os recifes de coral da Polinésia.
As baleias cantam muito bem e até gravam CD's. São impressionantes e practicamente não têm outros predadores além dos humanos. São queridas, defendidas e admiradas por quase toda a gente.
As sereias não existem. E, se existissem, fariam fila nas consultas dos psicanalistas, porque teriam um grave problema de personalidade, "mulher ou peixe?".
Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam, além disso, por onde? Por isso, também não têm filhos. São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes. Além disso, quem quereria aproximar-se de uma rapariga que cheira a peixe?
Para mim está claro, quero ser baleia.

P.S.: Nesta época em que os meios de comunicação nos metem na cabeça a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro desfrutar de um gelado com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me faça vibrar, de um café e bolos com os meus amigos.
Com o tempo ganhamos peso, porque ao acumular tanta informação na cabeça, quando já não cabe, espalha-se pelo resto do corpo, por isso não estamos gordas, somos tremendamente cultas. A partir de hoje, quando vir o meu rabo no espelhos, pensarei, Meu Deus, que inteligente que sou..."

domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa Feliz!


Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.

Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.

A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência…
Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males…
Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique a nossa esperança. 
                                               PÁSCOA FELIZ, com muitos ovinhos coloridos...
Que esta data, simbolicamente representada pelo coelho da Páscoa,
seja um marco da fertilidade e da esperança de uma nova vida para todos nós. 
Páscoa é virtude, é renascimento, é transformação e renovação.
A Páscoa é a própria vida!!
Seja FELIZ!
 

domingo, 17 de abril de 2011

Quaresma e Dia de Ramos

Chama-se Quaresma, aos 40 dias de jejum e penitência, que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram a sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.
Durante esse tempo a Igreja veste os seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem a sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa.
Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma passou a ser simbolizada, colocando as cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Nesse tempo santo, convém:
a) fazer penitência, observando a lei do jejum.
b) ouvir com frequência a Palavra de Deus.
c) preparar-se por uma boa confissão para comunhão pascal
O quinto domingo da Quaresma chama-se o Domingo da Paixão. A partir deste dia a Igreja, em sinal de luto, cobre com um véu, as estátuas e as imagens de Nosso Senhor e dos santos.
Hoje é Domingo de Ramos, esta cerimónia convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se servo dos homens, deixou-se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SE VOCÊ JÁ TIVER 40, 50, 60...

A editora de moda americana Charla Krupp ensina como as mulheres com mais de 40 anos podem ficar a parecer mais jovens! Para ela, a vaidade é uma necessidade para a mulher se manter no mercado de trabalho e se sentir bem com ela própria.
A pedido de uma revista chamada "ÉPOCA", ela seleccionou alguns dos conselhos do seu livro, para ajudar as leitoras a parecerem  ser cinco quilos mais magras, 10 anos mais novas e 10 vezes com melhor aspecto.
Aqui vão os conselhos:

Batom - "Abandone o vermelho", aconselha Charla. Após os 40 anos, as maquiagens devem ser claras. Batons escuros envelhecem o rosto e deixam a expressão muito triste.
-"Podem deixá-la igual à Cruela Cruel", diz ela. Cores carregadas, além de causar a impressão de afinamento dos lábios, deixam as rachaduras mais evidentes. Utilize o rosa e outros tons claros, que dão um ar jovem e tornam os lábios mais grossos. Você também deve ter à mão sempre um brilho, porque eles iluminam o rosto. Outra dica é não contornar a boca toda com lápis escuro. Use-o apenas em lugares que precisam de ser realçados.

Cabelo - Cuidar do cabelo é a primeira atitude para quem quer parecer mais jovem. - "Se você tiver dinheiro para melhorar apenas uma coisa, que sejam os cabelos", comenta convicta. O primeiro passo é o de adoptar franjas. Elas emolduram o rosto e dão um ar delicado à expressão. Como os cabelos ficam mais finos à medida que as pessoas envelhecem, o ideal é fazer cortes e usar produtos que dêem volume aos cabelos.
Na pior das hipóteses, pode-se consultar o dermatologista para saber se precisa de algum tratamento contra a calvície. Resolvido o problema do corte e do volume, pinte-os, se forem grisalhos, ou clareie as madeixas, se forem muito escuras.
Um dos truques para se parecer mais jovem é usar tons claros, e no cabelo isso é mais que comprovado. Abuse do castanho, faça madeixas. Os cabelos pintados são como a maquiagem que você nunca tira.

Unhas - Para quem tem mais de 40 anos a recomendação é ter as unhas das mãos curtas e em tons claros. Charla acredita que as cores escuras envelhecem as mulheres. - "Para as meninas, cores escuras são bonitas, mas se você não é mais uma jovem, use um bege, branco prata ou um tom de rosa muito claro".
Actualmente as unhas compridas, compõem um visual antigo. Além do trabalho que dá mantê-las limpas e pintadas, unhas compridas são um indicativo de que suas donas não trabalham muito. Não combinam com o dinamismo da mulher moderna, que trabalha, mexe em computadores, cuida dos filhos e tem as suas actividades domésticas.
Para as unhas dos pés, siga as tendências: cores escuras são ao seu gosto.

Óculos - É uma das mudanças mais simples de fazer, e tem resultados excelentes. Como os óculos são a primeira coisa a ser notada no rosto, eles realmente têm o poder de indicar o quanto de velha você quer parecer. Uma armação retangular em plástico ou casco de tartaruga é muito moderna.
As hastes também devem ser grossas. As armações clássicas não mostram estilo, apenas denunciam a sua idade.
Sapatos - O salto alto é indispensável. Faz-nos parecer mais altas, além de deixar a nossa postura mais erecta. Mais do que isso: eles são sexy!
Os saltos não precisam ser necessariamente tipo agulha. O conselho é de condicionar-se a usá-los nos contextos essenciais. Nem que seja para calçá-los na entrada do restaurante e tirá-los logo na saída. Não existe nada melhor que sapatinhos feios, mas confortáveis.
Pele - Uma pele bonita é fundamental para parecer mais jovem. Um bom sabonete esfoliante não é necessariamente caro e é um dos cuidados fundamentais para o rejuvenescimento da pele. A recomendação para uma pele sedosa e brilhante é esfoliar a pele, especialmente a do rosto, de uma a duas vezes por semana.
Para encobrir as imperfeições, o segredo é usar pouca base, justamente o oposto do que as mulheres geralmente fazem. À medida que envelhecem, as mulheres tendem a usar mais e mais maquiagem.
O segredo é passar muito pouco de cremes coloridos, até obter um brilho suave. Se a pele é boa, um leve toque é suficiente. O excesso de base é a prova evidente de que o rosto tem muitos sinais a esconder.

Para parecer mais magra - O truque para aparentar cinco quilos a menos, é acertar na roupa íntima. Charla é uma entusiasta de bermudas e tops modeladores, que são peças usadas por baixo da roupa e que deixam o corpo mais magro e firme. São óptimos para levantar os seios, comprimir a barriga e arrebitar o rabiosque. Além disso, não marcam a roupa. Para quem seja fã das cuequinhas muito reduzidas, cuecas pequenas e tanguinhas, tem de ter cuidado na sua escolha. Além do efeito estético, elas têm um poder psicológico poderoso. Ninguém se sente sexy com as cuequinhas que as nossas avós usavam.
A nossa capacidade de nos sentirmos sexy, está extremamente ligada à confiança que adquirimos com o nosso aspecto.
Para levantar os seios - Charla estima que 80% das mulheres usam o sutiã errado. Ela ensina uma técnica para encontrar o sutiã ideal. Ao comprar um, estique o sutiã, que deve dobrar os cotovelos formando um ângulo de 90º. A melhor posição é colocar o sutiã no meio do caminho, entre a ponta do cotovelo e o ombro.
A especialista diz que não existe um modelo ideal, porque cada mulher tem suas medidas e o seu formato de peito, mas se ela conseguir ajustar o sutiã neste ponto, os seios ficarão turbinados e a silhueta, mais fina.


Mostre as pernas - A exposição das pernas na medida certa, passa uma impressão jovem. O que há de mais negativo são as meia-calças no tom da pele. Deite-as fora! Elas dão um tom artificial e antigo às pernas. Se não puder deixá-las de fora, invista nas meias arrastão e nas meias opacas, que chamam menos a atenção.

Guarda-roupa - Se tem um fatinho saia-casaco e acha que vai arrasar de elegância com ele, acredite que vai ser um banho de água fria nas suas expectativas. Para esta especialista, esse look tradicional, envelhece até as mais elegantes. Não é recomendada nenhuma roupa que combine com todas as peças. Esqueça os tailleurs. Nada de tom sobre tom. Moderno e elegante, na sua visão, é abusar dos contrastes. Uma dica, são os vestidos com jaquetinhas para completar o visual.
E estamos a falar das mais cheinhas, não é necessário ser-se muito magra para andar bem vestida e fazer boa figura em qualquer reunião, festa ou passeio. 
Aceite o seu físico, mas tente lidar com os excessos. Use roupas que modelem o seu corpo e não roupas que a façam parecer maior do que é.
Roupas muito justas deixam imperfeições muito aparentes, mas roupas largas fá-la-à parecer ainda maior.
Uma boa dica é usar uma bata ajustada ao corpo com calças skinny (retas em relação à perna) por baixo. Outra sugestão é um vestido com corte em A, que dá um visual nem tão justo, nem tão largo.
Quando for sair para uma festa, recepção ou um jantar mais sofisticado, use, no máximo, três peças brilhantes. Não use um vestido brilhante, um colar brilhante, uma bolsa brilhante, brincos brilhantes. Acredite que fica péssima!

Cirurgia Plástica - Pode crer que não é boa ideia! Está mais que provado que as operações plásticas envelhecem e há pessoas que fazem operação em cima de operação, em especial os lift ao rosto e o resultado nem de perto é satisfatório, acabando por aparentar mais idade do que na realidade tem.
O risco maior são as operações mal feitas, cujo resultado pode ser uma pele rígida e esticada. Muitas mulheres têm depois dificuldade em sorrir e ter uma expressão natural de tão esticada fica a pele.
Um rosto onde se fez a plástica, passa a ideia de que você é velha o suficiente para ter de recorrer a este tipo de cirurgia.
Mas para tudo há solução! Temos de agradecer à ciência, por vivermos numa época em que os avanços cosméticos são capazes de reduzir as rugas em 48 horas. O botox é um grande amigo, se não for utilizado em exagero. Existem também outros procedimentos, como a injecção de colageno, ácido hialurónico e até mesmo gordura humana. Apesar de haver todos estes recursos, é recomendada muita cautela na altura em que decidir procurar um médico para o fazer. É preciso saber que estes procedimentos não impedem o envelhecimento, mas os resultados podem ser muito bons.
E pronto,com estes conselhos, estou certa que melhorará o seu aspecto exterior, sentir-se-à melhor fisicamente e isso repercutir-se-á, sem dúvida, na sua postura perante os acontecimentos diários.
As suas relações familiares e sociais serão, também, beneficiadas; além disso, espiritualmente, sentir-se-á tranquila, relaxada e, porque não? Feliz!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Depois de...

Convencemo-nos que a vida será melhor depois de... Depois de acabar os estudos, depois de arranjar trabalho, depois de casarmos, depois de termos um filho, depois de termos outro filho…
Então, sentimo-nos frustrados porque os nossos filhos ainda não são suficientemente crescidos e julgamos que seremos mais felizes quando crescerem.
Depois de deixarem de ser crianças, depois desesperamo-nos porque são adolescentes, insuportáveis. Pensamos: «Seremos mais felizes quando esta fase acabar!» Então decidimos que a nossa vida estará completa, quando o nosso companheiro ou companheira estiver realizado, quando tivermos um carro melhor, quando podermos ir de férias, quando conseguirmos uma promoção, quando nos reformarmos.
 A verdade é que NÃO HÁ MELHOR MOMENTO PARA SER FELIZ DO QUE AGORA MESMO! Se não for agora, será quando? A vida está cheia de "depois", de reptos.
É melhor admiti-lo e decidir ser feliz agora, de todas as formas. Não há um depois, nem um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho e é AGORA!
Deixa de esperar até que acabes os estudos, até que te apaixones, até que encontres trabalho, até que te cases, até que tenhas filhos, até que eles saiam de casa, até que te divorcies, até que percas esses 10kg, até sexta-feira à noite ou Domingo de manhã, até à Primavera, o Verão, o Outono ou o Inverno, ou até que morras, para decidires então que não há melhor momento que justamente ESTE para seres feliz!
A felicidade é um trajecto, não um destino. Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado e dança como se ninguém estivesse a ver!

sábado, 9 de abril de 2011

Limpando a alma...

Pois é! De vez em quando temos de fazer certas limpezas e, eu então estava mesmo a precisar de fazer uma bem grande em mim: senti que era urgente deitar fora alguns pensamentos indesejados e lavar alguns tesouros, que têm andado um tanto
enferrujados...
Então, tirei do fundo das gavetas da minha memória, lembranças, que já não uso e não as quero mais.
Deitei também fora alguns sonhos impossíveis e algumas ilusões que já estavam fora de moda. Reparei então que tinha uns papeis de presentes que nunca usei; alguns sorrisos que nunca dei; aproveitei para também deitar fora alguma raiva e o rancor das flores murchas, que estavam dentro de um livro que nunca li.
Depois, olhei para os meus sorrisos futuros e para as minhas alegrias pretendidas e coloquei-as com muito cuidado, bem arrumadas num cantinho e fiquei sem paciência!... Tirei então tudo de dentro do armário da razão e deitei tudo para o chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca deveria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...
Mas havia lá outras coisas belas!

Por exemplo, um passarinho que um dia poisou na minha janela e cantou só para mim; aquela lua cor de prata que me acompanhou numa insónia; um pôr do sol diferente de todos os outros que jamais vira... sentei-me então no chão para poder fazer as minhas escolhas.
Fui-me encantando e distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças: as limpezas começaram então ordenadamente: deitei no lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei nas palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima e que quase não as uso e deitei-as fora naquele mesmo instante. Outras coisas que ainda me magoam, coloqueia-as num canto para decidir depois o que hei-de fazer com elas, se as esqueço lá mesmo ou se também as deito no lixo.


Depois, fui aquele baú, onde a gente guarda tudo quanto é mais importante, o amor, a alegria, os sorrisos, a esperança e um dedinho de fé, para os momentos que mais precisamos.
Ah, como foi bom relembrar tudo aquilo! Recolhi então com carinho o amor encontrado, dobrei com jeitinho os desejos, coloquei perfume na esperança e passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixando-as à mostra para as não perder de vista.
Finalmente coloquei nas prateleiras de baixo algumas recordações de infância; depois fui à gaveta de cima, e guardei com carinho algumas recordações da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar e principalmente de RECOMEÇAR!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A MODA, de olho no passado

"A moda é a transmissão da civilização." (Pierre Cardin)
O que é um facto, a moda vai e volta, e quando menos esperamos estamos a usar os modelos que as nossas avós e mães usaram nos anos 30 e 50, porque já foi tudo inventado.
É claro que os modelos regressam com alguns ajustes, com um toque mais actual, com combinações modernas, mas não deixam de ser modelos que fizeram moda e que estão de novo nos tops da alta costura.

A mulher de hoje, é moderna de alma de coração e o estilo faz muito parte disso, pois a roupa revela a mulher que há dentro de cada uma de nós. A mulher moderna, trabalha, estuda, cuida da família, conduz o seu carrinho ou um camião, deseja, ama e mais que amada, é admirada.

A mulher não veste o modernismo, o modernismo é que se veste de mulher e, o estilo moderno é o reflexo de personalidade, que por sinal, as mulheres hoje em dia estão a mostrar-se cada vez mais desinibidas.
Não adianta negar. Todas as mulheres gostam de ser notadas pela sua elegância e, principalmente, ter algum charme onde entre também a sensualidade.
Há mulheres que escolheram um estilo sexy. Ser sexy, não é colocar uma mini-saia, um top e sair por aí a desfilar com um estômago a sair da blusa, como muita mulher faz. É preciso ter a noção do ridículo e não chocar as pessoas com os nossos defeitos e fraquezas. É preciso destacar algo realmente que tenha de irrepreensível. Uma amiga minha, é bem gordinha da cintura para cima, mas tem umas pernas lindas. Então, ser sexy, não é fazer más figuras, mas mostrar o que tem de mais bonito. Por isso, ela usa umas mini saias fabulosas, usando blusinhas que lhe disfarçam os excessos da cintura e do estômago e ninguém duvida, onde ela se apresente, que é uma mulher super interessante.
As maiores criticas das mulheres, são as outras mulheres! Não rara a vez que nos sentimos “despidas” da cabeça aos pés, quando passamos por um grupo de mulheres, prontas a criticar o defeito da outra, que passou.
Os olhares são postos sobre cada detalhe, no formato do corpo, na forma como está penteada, o que veste, o que calça, etc.
Há que saber vestir para cada ocasião, escolher um estilo fashion que conjugue com a sua maneira de ser e sentir, é preciso também ter atitude, não se importando com as circunstâncias, até porque os estilos são parte integrante de cada mulher, partindo das cores, formas, tons e looks.
Tudo o que é novo, é bem-vindo, aproveitando o melhor da vida, porque ser mulher é ser a essência da vida!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Passado passou...

O passado passou, mas de qualquer forma ele continua a acontecer dentro de nós. O problema não é olhar para trás, é até preciso fazê-lo em muitos momentos da nossa vida, o problema é como o devemos “olhar”, ao contemplarmos o passado.
Quem olha para trás com mágoa e tristeza cheio de pena de si próprio, está a aprisionar os acontecimentos desse passado como uma derrota, não dando oportunidade de seguir o seu caminho livre, uma vez que o nosso passado não deve determinar o nosso presente, mas sim, aprender com os erros passados, para construir uma nova lógica de vida num presente projectado para o futuro, como uma nova lógica, de vitória e de vida.
O nosso passado – assim como toda a nossa história – é um lugar só nosso, que partilhamos ou não. Não temamos enfrentá-lo, pois somente a partir de um maduro encontro com ele, conseguiremos de facto compreender aquilo que somos, e poderemos dar as necessárias respostas que a vida nos exige.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tempo infinito


O ciclo anual no infinito do tempo e,
de algum modo, semelhante à existência
no infinito da vida.

Na primavera temos a infância e a juventude,
coloridas de suaves promessas.
No verão, encontramos a plenitude orgânica,
repleta de energia.
No outono, vemos a madureza,
tocada de experiência.
No inverno, sentimos a presença
da noite fria e obscura,
precedendo a alvorada nova.

Aceitar o passado e as circunstâncias da vida
que não podemos mudar traz enorme alívio
e a paz de espírito que procuramos tão intensamente.
Emmanuel

Devemos deixar o passado que nos magoa para trás. Cada dia é um novo começo, e cada dia dá-nos a oportunidade de olhar em frente com esperança,  afastando-nos de tudo aquilo que nos faz mal.
Mas há coisas no passado, as boas recordações, que devem ser recordadas e partilhadas com carinho. Elas são as responsáveis por aquilo que somos hoje...